Celulares mudaram para horário de verão no dia errado

out 23 • Notícias • 122 Views • Comentários desativados em Celulares mudaram para horário de verão no dia errado

No terceiro domingo de outubro, alguns celulares mudaram para o horário de verão, no entanto, erraram o dia!

Aparelhos com a tabela de fuso horário desatualizada aplicaram regra de 2017 e avançaram uma hora com duas semanas de antecipação, que começa no dia 04 de novembro.

Esse problema ocorreu não apenas por parte de falta de atualização realizada pelo dono do aparelho, mas também porque alguns fabricantes de smartphones com Android não repassaram as atualizações da tabela que definem o começo e o término do horário de verão.

Celulares e tablets para manterem seus horários atualizados recorrem a várias fontes! Quando disponível, o sistema atualiza pelo NITZ, que horário informado pela rede do celular. Ele também transmite informações sobre fuso horário. Com a operadora TIM ocorreu um problema semelhante no último dia 15, no entanto foi causado por um fuso horário errado do NITZ.

Quando o NITZ encontra-se indisponível, o sistema pode utilizar uma outra fonte, o NTP. Mas o NTP não traz informações sobre fuso horário, nesse caso, o fuso horário é determinado por uma tabela conhecida como TZ e mesmo que o NITZ esteja em uso, a tabela TZ pode entrar com as informações de fuso horário, pois esta é muito mais abrangente. Ela informa todas as datas em que é preciso atualizar os horários em cada país e região e ainda traz dados históricos para que datas apareçam corretamente em calendários e planilhas.

Acontece que o fuso horário atualizado do Brasil consta apenas TZ de 12 de janeiro, porque o horário de verão foi oficializado em novembro pelo governo pela decreto 9.242, de 15 de novembro de 2017.

Dessa forma, os celulares que possuem a tabela TZ de 2017 ou anterior, ainda obedecem a regra antiga em que o fuso horário começava no terceiro domingo de outubro, que caiu nesse dia de 21 de outubro.

 

Posts Relacionados

Comments are closed.

« »